Centro de Memória

Centro de Memória Digital Plínio de Arruda Sampaio

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, por meio do Centro de Mídia Digital – Plínio de Arruda Sampaio, tem como objetivo guardar e preservar a história institucional do PSOL, além de fomentar a pesquisa e a reflexão sobre essa ferramenta partidária. O Centro busca registrar documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e outros materiais relevantes. Essa iniciativa visa também incentivar os militantes a contribuírem doando seus acervos pessoais, enriquecendo ainda mais a construção dessa memória coletiva de luta pelo socialismo no Brasil.

O Centro leva o nome do companheiro Plínio de Arruda Sampaio, em homenagem a esse lutador que teve uma longa trajetória na defesa dos direitos do povo brasileiro. Plínio iniciou sua participação política na Faculdade de Direito da USP, foi presidente da Juventude Universitária Católica (JUC) e, em 1962, foi eleito Deputado Federal, destacando-se na formulação do projeto de reforma agrária do Governo João Goulart. Participou da fundação do PT, onde se elegeu Deputado Federal em 1982, e filiou-se ao PSOL em 2005, após deixar o PT.

No PSOL, foi candidato ao governo do Estado de São Paulo em 2006 e candidato à Presidência da República em 2010. Plínio sempre foi um defensor do socialismo e da Reforma Agrária.

O Centro de Memória Digital – Plínio de Arruda Sampaio é um espaço dentro da FLCMF que preserva a história do PSOL. Aqui, os militantes têm acesso a um acervo atualizado, repleto de informações valiosas sobre o partido.Explore nosso acervo e mergulhe na trajetória do PSOL, compreendendo suas lutas, conquistas e transformações.